terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Espanha confirma 23 casos de Zika vírus, duas são gestantes

Segundo o Ministério da Saúde espanhol, todas as pessoas foram infectadas em outros países

  O Ministério da Saúde espanhol aumentou para 23 os casos de Zika vírus na Espanha, entre os quais se encontram duas grávidas, que estão sendo vigiadas pelos médicos. Oito dos casos foram diagnosticados na Catalunha, entre os quais as duas grávidas, cinco em Madrid, três em Castela e         Leão, dois em Aragão, dois nas Astúrias e um na Andaluzia, Múrcia e Navarra.
Segundo o Ministério da Saúde espanhol, os casos foram confirmados no Centro Nacional de Microbiologia do Instituto de Saúde Carlos III e todas as pessoas foram infectadas em outros países.
  O Ministério da Saúde recorda que, em colaboração com o Instituto de Saúde Carlos III, as pessoas contaminadas estão sendo acompanhadas.


Sete formas para você se prevenir contra o zika vírus
  O Ministério da Saúde confirmou em 28 de novembro a relação entre o zika vírus e a microcefalia devido aos exames de sangue realizados em um bebê, nascido no Ceará. As investigações sobre o tema devem continuar para esclarecer questões como a transmissão desse agente, sua atuação no organismo humano, a infecção do feto e período de maior vulnerabilidade para gestantes. Em análise inicial, o risco está associado três meses de gravidez iniciais. O resultado do Levantamento Rápido de índices para Aedes aegypti indica 199 municípios brasileiros em situação de risco de surto de dengue, chikungunya e zika.

Como detectar o zika vírus?                                                                                                                  A infecção do zika é considerada leve, alto limitada, que varia entre 5 a 7 dias no organismo. A maioria dos pacientes são assintomáticos. O zika tem uma letalidade menor quando comparado à dengue. O vírus também é transmitido pelo Aedes aegypti, mas o curso desta infecção é benigno. A febre é mais baixa, não passa de 38 graus, mas há uma frequência maior de manchas no corpo. Como é uma doença benigna, o aparecimento dela dura pouco. Porém o governo está aconselhando a todos a usarem preservativos e que as mulheres evitem engravidar neste ano, porque pode ser transmitida pelo sexo e até por um simples contato mais íntimo. Leve essa doença a sério!       




Nenhum comentário:

Postar um comentário