sábado, 5 de março de 2016

São Paulo registra o primeiro caso do vírus da zika contraído na cidade

  São Paulo registrou o primeiro caso autóctone(que se origina da região onde é encontrado) do vírus da zika. Isso siginifica que a pessoa contaminada não viajou e que o vírus já está circulando na cidade. A reportagem é de Daiana Garbin. O caso confirmado é de uma moradora que vive na Freguesia do Ó, na Zona Norte de São Paulo, uma região que sempre teve um índice alto de infestação do mosquito Aedes aegypti. A capital paulista tem 48 casos notificados de zika, sendo cinco confirmados.
  A Secretaria da Saúde do município disse que não pode passar detalhes sobre a paciente por uma questão de segurança, mas adiantou que é mulher de 28 anos com 30 semanas de gestação.
  Ela trabalha em uma UBS, que é uma unidade básica de saúde, e disse que não viajou para fora da cidade nos últimos meses. Elacomeçou a  apresentar os sintomas da zika em janeiro e dois exames confirmaram a presença do vírus. A boa notícia é que exames mostram que o bebê dela  não tem microcefalia.
  "O protocolo já estava estabelecendo, a vigilância, foi ele que descobriu esse caso e quando é feita a suspeita de imediato é feita a nebulisação, o bloqueio em torno da casa dessas pessoas. Além disso, pelos dados que estudos internacionais mostram que pode existir transmissão sexual, também nós fazemos a investigação no parceiro nesses casos", declara Alexandre Padilha, secretário municipal de Saúde.
  A Secretaria de Saúde está intensificando os mutirões de combate ao mosquito. No sábado (5) 3 mil agentes de saúde estão percorrendo ruas e chamando a atenção dos moradores. A dona Mara se surpreendeu quando os agentes acharam um possível foco do Aedes embaixo de um vaso. O governo diz que 85% dos focos do Aedes aegypti estão dentro de casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário